domingo, 5 de julho de 2009

POR QUE OFICINAS TEOLÓGICAS?

O Dicionário Michaelis define oficina como:1 Lugar onde se exerce um ofício. 2 Laboratório. 3 Lugar onde trabalham os oficiais e aprendizes de algum ofício ou arte. Eu particularmete acrescento que é um lugar de conserto...e hoje a teologia precisa de conserto. Se você chegou até este blog, é porque está procurando alguma coisa que podemos ter em comum. Espero que aqui você ache. Em primeiro lugar, se você olhar o menu na barra lateral, você verá meus blogs. Eles podem aumentar, vai depender dos assuntos que vou tratar. Segundo, eu decidi escrever meus pensamentos da vida, do meu ministério, meus prazeres e frustrações. Expor minha cosmovisão, meus ideais, minha compreensão e prática do evangelho de Cristo de forma integral, encarnada e graciosa. Fugo do legalismo e exigências padronizadas da fé. Gosto estudar a biblia e ler teologia. Leio outras disciplinas afins pois me ajudam na compreensão e aplicação da Palavra. Então seja BEMVINDO
Agora visite meus blogues citados aqui

Pai de Meninas: Sou pai de tres filhas. Aqui conto as aventuras e vivencia que temos. Algumas situações engraçadas, outras tristes, como a vida é. Talvez pode ajudar você a encarar a gostosa tarefa de ser pai. Eu sou um sobrevivente que vive no paraiso do absorvente. CLICK AQUI

Fé com Inteligência:
Aqui são postados meus artigos, minhas idéias, meus questionamentos e tudo aquilo que me ajuda a fazer teologia. CLICK AQUI

Minhas pregações: Durante 20 anos preguava quase que dominicalmente. Hoje por não ser o pastor titular mas simplesmente o Ministro da Area de Ensino, não estou pregando dominicalmente. Mas isso não significa que deixei de pregar, por isso aceito convites e também não deixei de estudar a Palavra. Desta forma já são mais de 35 anos pregando. Aqui vou postar alguns esboços de pregações e rascunhos de ideias de sermões. Você pode baixar os slides em power point se houverem para o seu uso. Somente peço divulgar o link do meu blog e mandar um email do uso do material .CLICK AQUI

Outros Autores: Existem alguns artigos na web; nas revistas, jornais que poderão ser postados aqui, pois são artigos inteligentes, provocativos, etc. Também serão indicados links para baixar pregações em dvd, mp3, etc. CLICK AQUI

Cânticos do Prazer: Aqui são postados análises e comentários dos textos bíblicos de Cantares de Salomão. Este é um livro que apresenta o amor erótico do ponto de vista gracioso de Deus. CLICK AQUI
Livros: Indicações de livros que foram lidos e recomendo para ler. Também poderão ser indicados livros ou autores dos quais você deve fugir e não perder o seu dinheiro em "palha"que não alimenta e o vento leva. E ainda alguns links onde você poderá baixar aquele livro que gostaria de ler. CLICK AQUI

Brasil Protestante: Um dos professores durante meu mestrado dizia que o protestantismo brasileiro era uma colcha de retalhos. Ele tinha muita razão. Aqui serão postadas reflexões a respeito desta colcha de retalhos, assim pode ajudar a nos conhecermos melhor. CLICK AQUI

Espiritualidade Encarnada: O sonho do cristão em viver conforme os preceitos bíblicos. O grande problema é a religiosidade imposta por um sistema cruel que esquece da historicidade do evangelho e a vivência da fé cristã. Isso mata o evangelho e gera cristãos doentes. Aqui serão postadas as reflexões sobre piedade cristã, humana e encarnada. CLICK AQUI
_________________________________

Eu Também Cansei...Cansei da mesmice teológica de muitos púlpitos, livros e programas religiosos de TV e Radio.
Cansei da repetição teológica e verborragica do Radio e TV. Cansei duma igreja desencarnada que produz uma vida cristã robotizada e que vive sob formulas que fracassam diante da existencia da vida, da crise existencial. Cansei da " teologia da preguiça" que coloca tudo no mundo espiritual, e lá o anjos e demonios devem brigar e resolver como será o dia a dia na terra de todos nós mortais. Cansei da mecatronica teológica de automatizar a fé por formulas e arrepios, ensinos enlatados, quando a teologia não da para enlatar, pois é vida.
Não quero me vender ao mercado e privatizaçao da fé. Sou pela comunidade do Reino, a caminho do Reino e construindo o Reino de Deus. Não sou gnóstico espiritual, não sou irracional. Mas nasci do Espírito, na linguagem de Jesus, logo sou " espiritual" mas não espiritualizado. Creio porque penso, penso porque creio, amo porque sinto e vivo porque pratico a fé encarnada e livre das redeas da religiosidade do farisaismo contemporâneo. Gosto do silêncio embora goste de uma explosâo de louvor, do grito espontâneo,que seja livre e nao mecânico e nem ser comandado por um animador de auditorio. Sinto prazer em chorar quando reverencio e me prostro diante do EU SOU. Vibro com a graça de Deus, com as manifestações divinas diarias tais como: o passaro que chega diariamente na minha janela e canta. Com a chuva que caiu e fez reviver a grama que estava secando no meu quintal e o verde voltou a sorrir. Vejo a graça do ETERNO naquelas araras que passam pelas manhãs sobre minha casa. Ai eu vibro e penso...Como o Senhor é bom!!! Alegro-me quando abro os olhos pois a Sua misericordia se renovou e estou ai para curtir a vida
Creio que a insatisfação faz parte do crescimento da vida cristã e a dúvida é o estímulo para aproximarse do invisivel em busca da resposta. Aquele que eu chamo do TOTALMENTE OUTRO se deixa achar por aqueles que tem sede do conhecimento DELE. É a dúvida e não a fé que me motiva e me conduz ao encontro com ELE; é o ponto de partida para correr aos braços do DEUS ETERNO, por isso duvido, pois busco NELE a plenitude do saber
Gosto do silencio, da solitud, da vida simples, do prazer. Não gosto de pensar na morte, embora nao tenha medo de morrer, mas sim como morrer, além do mais, eu gosto da vida que o Criador me deu junto com as graças que ELE me deu e foi dando uma cor diferenciada a minha vida, graças como: uma mulher para amar, umas filhas para ensinar a viver, pessoas para abraçar, prazeres para curtir, como: leituras, boa música, um "vaso de chicha", sexo com amor, como aquele descrito em cantares de salomao. Ele tambem me deu a natureza, especialmente os campos, campinas e seus habitantes. A cordilheirra dos Andes, que corta as rochas com o seu frio e a sua agua que desce gelada e cristalina como a alma

Desde aqui você vai poder navegar nos meus blogues e descobrir a "teologia da suspeita", onde o aprender é preciso. Conheça as minhas inquietações e a busca da qualidade do ser e viver sendo.
Sou obra das suas mãos e as suas obras são maravilhosas, logo, sou maravilhoso.
Não se acanhe se você quer enviar uma mensagem para mim - CLICK AQUI e escreva-me
Abraços
jotaeme

Um comentário:


  1. ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio! Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/ ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
    Quero ser seguidor de todos os meus amigos, quero também ser seguido por todos eles.
    Esta campanha é o que há de melhor para que todos tenham bastante seguidores, isto produzirá uma movimentação muito grande entre os Blogueiros, produzirá também, crescimento, interação e troca de experiências e também visibilidade, mãos a obra, eu sigo você e você me segue. Que o Senhor Jesus Cristo seja honrado e engrandecido em tudo, abraços.


    Titulo do blog: "Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    Endereço: "http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    VISIE DEIXE SEU COMENTARIO E SUGESTÕES.

    CAMPANHA FAÇA UM BLOGUEIRO FELIZ,COMENTE.

    RETRIBUA OS COMENTARIOS RECEBIDOS.

    ResponderExcluir